Como estudar para concurso (método Auto-Coach)

Como estudar para concurso sem desespero e com método.

Estude com método!

Os maiores desafios de qualquer concurseiro são: 1) muita matéria para estudar, 2) pouco tempo disponível para isto, e 3) memorizar tudo o que estudou para a hora da prova.

Os editais, de tanto conteúdo, assustam! O tempo é escasso e difícil de conciliar com outras atividades, como o trabalho e a família, por exemplo. Fora a sensação frustrante de não se lembrar direito do conteúdo estudado com muito esforço, nesse pouco tempo disponível.

Se você está à procura de como estudar para concurso superando todos esses desafios, você está no lugar certo! Existe um método de estudo para que você não só aproveite ao máximo seu tempo (mesmo que não seja muito), como também retenha toda a informação estudada, evitando os “brancos” na hora da prova. Esse método compreende apenas três etapas: resumo, revisão e exercícios.

Resumo

Muitos concurseiros acham, por causa da grande quantidade de matéria a ser estudada, que a elaboração de resumos é perda de tempo, mas estão enganados!

De fato, somente a leitura do conteúdo será mais rápida que ler e resumir. Porém, a taxa de retenção das informações que você leu e, logo em seguida, resumiu é consideravelmente maior.

O tipo de resumo mais recomendado, no entanto, é o resumo estruturado em tópicos, porque possibilita uma melhor compreensão do conteúdo e uma releitura bem mais rápida. Além disso, ele é fundamental para a próxima etapa do método: a revisão.

Revisão

Como estudar para concurso sem se esquecer, na hora da prova, de tantos detalhes e informações importantes, de inúmeras matérias? A resposta para essa pergunta é a revisão!

O resumo estruturado é essencial para uma melhor compreensão do conteúdo. Mas é a revisão, feita periodicamente e em espaços de tempo definidos, que vai fazer você reter o que estudou na memória por bastante tempo.

O cérebro humano somente é capaz de guardar uma grande quantidade de informações se estiver frequentemente em contato com elas. É preciso sempre “refrescá-las” na memória, por meio das revisões. Caso contrário, elas vão se perder, causando o clássico “branco” na hora da prova.

Exercícios

A última etapa de um método realmente eficiente de como estudar para concurso exige a resolução de exercícios. Mais especificamente, de questões de provas de concursos públicos passados, que frequentemente se repetem, às vezes com ligeiras alterações, em várias outras provas.

A resolução de exercícios não só testa o que você aprendeu estudando a teoria, como necessariamente te faz revisar mais uma vez o conteúdo. Além disso, você vai conhecer e se habituar com a forma que o examinador cobra o conhecimento dos candidatos.

É resolvendo questões de concurso que você também não cairá nos famoso “pegas” ou “cascas de banana” das provas, colocadas lá com apenas um objetivo: te fazer errar a questão!

Como a grande maioria dos candidatos caem nessas “pegas”, quem resolve uma quantidade suficiente de questões de prova durante a preparação aprende a fugir dessas “armadilhas” e acerta as questões mais difíceis, que a maioria erra. É justamente isso que faz alguém disparar na classificação, deixando um mar de candidatos para trás.

Como estudar para concurso pelo método Auto-Coach

O método Auto-Coach de estudo é baseado justamente nestes três elementos (resumo, revisões e exercícios), para proporcionar ao concurseiro a forma mais eficiente possível de estudar para concursos. Com ele, você aproveita muito melhor o seu tempo de estudo, absorvendo e memorizando muito mais informações.

Você pode estudar pelo método Auto-Coach por meio dos manuais de Direito Constitucional disponibilizados aqui no Blog de Constitucional.

Nesses manuais, primeiramente, os resumos já estão prontos. Isto já te vai fazer economizar um tempo considerável, que é necessário para escrevê-los. Esses resumos estão separados em fichas numeradas e agrupadas por assunto, e foram elaborados na forma de tópicos, para agilizar a leitura e a compreensão.

Como estudar para concurso com fichas de resumos estruturados

Fichas numeradas contendo resumos em tópicos

Além dos resumos, os manuais possuem também cronogramas sugeridos de estudo e revisões das fichas. Após a primeira leitura de cada ficha, as revisões ocorrem da seguinte maneira:

  • Primeira revisão 24h após a primeira leitura
  • Segunda revisão 7 dias após a primeira leitura
  • Terceira revisão 28 dias após a primeira leitura

Essa periodicidade possibilita que o seu cérebro processe as informações e as retenha na memória por bastante tempo.

Como estudar para concurso com cronograma de estudos e revisão

Cronograma de estudos e revisões

Finalmente, em cada manual há uma extensa lista de questões concursos públicos, todas cuidadosamente selecionadas para mostrar como cada conteúdo é cobrado em prova. O gabarito comentado de todas elas também acompanha os manuais.

O cronograma de estudo e revisões inclui um dia por semana reservado apenas para a resolução dessas questões de concurso. Você resolve anotando as suas respostas e depois conferindo o gabarito, sempre lendo os comentários. Lembre-se: a resolução de questão também serve como revisão da matéria, ajudando a reter ainda mais o conteúdo.

O cronograma também reserva um dia semana para o seu descanso, porque ninguém é de ferro! Esse descanso é fundamental para ajudar o seu cérebro a reter ainda mais o conteúdo estudado durante a semana.

Por que método “Auto-Coach”?

Esse método é chamado de Auto-Coach porque com ele você estuda de forma organizada, programada e otimizada para obter o melhor aprendizado no menor tempo possível. Ou seja, justamente como um bom coach de estudos para concursos faria com você.

Seguindo esse método, estudando e revisando as fichas conforme o cronograma, você é o seu próprio coach! Dessa forma, você conseguirá aproveitar muito melhor o seu tempo de estudo, aprendendo muito mais e com bem menos esforço. E chegando mais rápido ao seu objetivo final, que é a aprovação e nomeação.

Comece a estudar pelo método agora mesmo!

Você pode começar a estudar pelo método Auto-Coach agora mesmo!

O Blog de Constitucional disponibilizou para você DOIS manuais totalmente gratuitos, um de Teoria Constitucional (contendo assuntos como os conceitos e classificações das constituições, eficácia das normas, poder constituinte, etc) e outro sobre o Poder Executivo (competências, atribuições e imunidades do Presidente da República e Ministros de Estado, processo de impeachment, foro privilegiado, dentre outros assuntos).

O conteúdo desses dois manuais está resumido em fichas esquematizadas, separadas por assunto, e organizadas em um cronograma para você estudar e revisar periodicamente. Sem contar as centenas questões de concurso público, todas com gabarito e comentários, que esgotam a forma como os assuntos são cobrados em prova.

Para baixar os manuais gratuitamente, em formado PDF, basta clicar nas figuras abaixo:

Manual gratuito de Teoria Constitucional Manual Poder Executivo
 Baixar Gratuitamente!  Baixar Gratuitamente!

Outros manuais de Direito Constitucional (Controle de Constitucionalidade, Poderes Legislativo e Judiciário, Funções Essenciais à Justiça, Direitos Individuais e Coletivos, dentre outros), você encontra clicando aqui!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba os artigos do Blog com conteúdo atualizado de Direito Constitucional direto em seu e-mail!

Para receber em primeira mão os artigos de Direito Constitucional publicados no Blog, basta informar o seu melhor e-mail no espaço abaixo. Esse serviço é GRATUITO! Não perca tempo, fique sempre atualizado, e bom estudo!

100% protegido contra SPAM.